Antes mesmo de se formar em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi militante no movimento estudantil. Foi Secretário Municipal de Governo de São Paulo durante a administração da prefeita Luiza Erundina, Vereador reeleito com o maior número de votos da história da cidade, professor de direito constitucional, Membro da Câmara dos Deputados do Partido dos Trabalhadores e Presidente da Câmara Municipal de São Paulo. 

 

Incansável defensor das mais nobres causas, tomou iniciativas para o combate ao narcotráfico e o tráfico de armas. Além do seu notável e contínuo combate à corrupção, o que lhe conferiu a presidência da chamada CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - Máfia dos Fiscais.

 

No Congresso, foi o principal relator do projeto de lei de iniciativa popular da Ficha Limpa. Foi Secretário-Geral da direção nacional do PT e em 2010 foi anunciado pela presidente eleita Dilma Rousseff como novo ministro da Justiça do Brasil.

 

É Membro Fundador da CJLP - Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa e atualmente atua na advocacia privada.

 

José Eduardo Cardozo

Ex-Ministro da Justiça do Brasil

 

"O Brasil voltará a ser o Brasil pujante quando nós garantirmos a nossa Institucionalidade e a legitimidade política e democrática daqueles que nos governam."

 

 

 

Fevereiro de 2018