Nasceu em Canas de Senhorim, Beira Alta, Portugal. Concluiu o curso de Engenharia em Coimbra bem como, posteriormente, o curso de literatura portuguesa na Sorbonne (França).
Em 1976, recém-chegado ao Brasil, foi descoberto pelo produtor Moacyr Deriquem e convidado para integrar o elenco da novela O Casarão - de Lauro César Muniz, direção Daniel Filho, na TV Globo, onde viveu a personagem: Jacinto. À partir daí continuou a brilhar interpretando diversos papéis, entre os quais o famoso Machadinho, da novela Locomotivas, que lhe mereceu o título de galã. Ao mesmo tempo também participou de diversas produções cinematográfica, como O Guarani, Iracema e Os Campeões.
Em 1983, Tony casa-se com uma carioca e vai trabalhar em Portugal, na RTP. Em 1986, em Paris, é convidado pela France Telecom para trabalhar em publicidade, onde fica por 15 anos. Esta mesma empresa trouxe Tony de volta ao Brasil, onde deveria ficar por apenas 3 anos. Findo esse prazo, a France Telecom retorna a França, dessa vez com menos um em seu quadro de diretoria. Tony Correia optou por ficar no Brasil, onde retoma a sua carreira de ator.
É importante referir que o Tony tem vindo a acompanhar o Encontro dos Descobrimentos, tendo feito já diversas apresentações, entre as quais a apresentação do espetáculo motivacional que escreveu, roteirizou e produziu: "Navegar é Preciso... Em Prosa, Verso e Riso"
Tendo em conta todo o trabalho relevante que desenvolveu na divulgação da história e da cultura, Tony foi agraciado, pelo Presidente de Portugal, com as insígnias da Ordem do Infante D. Henrique, no Grau de Comendador.