Um brasileiro de origem portuguesa promove intercâmbio entre 3 Países
“O Japão e o Mundo Ocidental”, um evento promovido pelo CIC - Centro Internacional de Cultura, representado pelo Dr. Nelson Faria de Oliveira (59), cujo foco visa o intercâmbio entre Japão e Portugal. O Dr. Nelson é brasileiro de origem português e residente em Lisboa. No jantar de abertura participaram cerca de 140 pessoas que, ao som de músicas, mantiveram animadas conversas com vários empresários locais. O evento deu início em 2002, sendo este a 70ª edição. Até agora, foram realizados também em Tókio, Nagoya, inclusive no Nordeste do Brasil, de acordo com o site www.encontrodosdescobrimentos.com; pode se ver vídeo sobre o resumo do evento.
No início, o evento visava aprofundar o intercâmbio entre Brasil e Portugal, no entanto, aos poucos houve incorporação de outros países: Japão, Itália, Espanha e Líbano.
O Dr. Nelson disse: “eu nasci no Brasil, porém, aos 12 anos fui estudar em Portugal; depois de voltar ao Brasil, morei no Bairro de Ipiranga, daí conheço bem o Bairro de Liberdade, onde há “Casa de Portugal”.
Ele disse que o foco central do intercâmbio é restrito aos países: Portugal, Japão e Brasil. Ele explicou ainda: “por conta do meu trabalho de advocacia, moro em Lisboa desde 2000. Hoje a comunidade portuguesa no Brasil está fragilizada, igualmente a relação com o país de origem - Portugal, o que enfraqueceu o intercâmbio Brasil-Portugal; constatei que o Clube Associação Portuguesa vem sofrendo redução significativa de seus membros, assim como o clube de futebol está estagnado. Fiquei preocupado com tais situações e pensei em fazer algum trabalho na área de intercâmbio”.
O Dr. Nelson contou que seu pai sempre insistia em dizer-lhe que “melhores amigos são japoneses”. Por três gerações a família Oliveira tem realizado viagens de idas e vindas entre dois países (Brasil e Portugal).
O Dr. Nelson no seu discurso destacou o seguinte: “O próximo ano, comemora-se 475 anos da chegada de primeiros portugueses no Japão e, no Brasil, comemora-se 110 Anos de Imigração japonesa no Brasil, portanto um ano muito importante para Portugal, Japão e Brasil”.
Na ocasião, o Embaixador do Japão em Portugal, Senhor Hiroshi Azuma falou: “estive no Brasil no ano de 93 como Chefe de Inspeção do Ministério de Relações Exteriores e, na ocasião, pude observar todas as oito instalações diplomáticas. É a primeira vez que recebo uma comitiva de nikeis brasileiros com tantos membros”.
A Comitiva chegou a Lisboa pela manhã; 80 anos era a idade média do pessoal. O evento deu início aproximadamente às 21 horas... A comitiva se retirou do hotel às 23 horas, mas o evento prosseguiu até às 2 ou 3 horas da madrugada, cujo senso de horário é muito parecido ao pessoal do Brasil.
FOTO:
Dr. Nelson (à esquerda) entregando certificado aos Diretores do Kenren e Dr. Hatiro Shimomoto, ex-deputado estadual.
Grande e Pequeno Ouvido
Na cerimônia de abertura do “O Japão e o Mundo Ocidental” além da Diretoria do Kenren, houve homenagem também ao Dr. Diogo Tavares, Diretor do Grupo Amorim, de Portugal. Esta grande Empresa trabalha na produção e venda de cortiça, exportando-o para cerca de 100 países. Portugal detém a metade da produção mundial de cortiça, sendo esta Empresa a maior do mundo. A mídia publicou que em 2015, o Presidente da empresa, Américo Amorim foi considerado um dos que detém maiores fortunas do Portugal.
Sabia que 90 % da matéria prima da cortiça do Japão é proveniente de Portugal?
Fonte: Jornal Nikkey Shimbun (20/10/2017)
Tradução livre: Hiroyuki Hino