Marcelo José das Neves Alves Caetano nasceu em Lisboa, em 17 de Agosto de 1906. Tendo-se licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1927.
Em regime de acumulação ou de alternância à sua carreira docente, que incluiu o cargo de reitor da Universidade de Lisboa, desempenhou cargos públicos de crescente relevância, como a de procurador à Câmara Corporativa, vogal do Conselho do Império Colonial, Ministro das Colónias, Presidente da Câmara Corporativa, Ministro da Presidência e Presidente do Conselho de Ministros, entre outros cargos de relevo.
Marcelo Caetano casou em Outubro de 1930 com Teresa Queiroz de Barros de quem teve quatro filhos: João de Barros Alves Caetano, José Maria de Barros Alves Caetano, Ana Maria de Barros Alves Caetano e, o nosso estimado convidado de hoje, Miguel de Barros Alves Caetano.
O Dr. Miguel Caetano seguiu os passos do seu pai, tendo se licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa em 1957, especialista em planeamento regional e em planeamento e organização empresarial.
Organizou e dirigiu os serviços de planeamento regional no Secretariado Técnico da Presidência do Conselho, colaborando e orientando, nomeadamente, a preparação e elaboração do III Plano de Fomento (1968-1974) e os estudos e propostas da política de ordenamento do território do Continente.
Para além disso, exerceu funções de gestão e administração em diversas empresas, tendo sido fundador e director da EIA, empresa instaladora da UNIVERSIDADE ATLÂNTICA.